sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

015 - pra manter ou mudar


Como diz a letra daquela música, título desta postagem:

...
Tudo que irá existir
Tem uma porção de mim
Tudo que parece ser eu
É um bocado de alguém
...

"Porção de mim" pode ser vista como o voto que darei buscando a segurança, porém não será meu único voto que construirá esta segurança, mas o conjunto dos votos, por isto o futuro que vamos viver na Fusesc terá "um bocado de alguém".

Deixar como esta para ver como é que fica, é a pior dentre as piores decisões que o nosso voto pode tomar.

Temos a obrigação de ver como a coisa esta e decidir se continua assim ou se devemos buscar mudança.

Temos a obrigação, sob risco de haver, dramatizando, "choro e ranger de dentes" no futuro, de buscar segurança não nos permitindo manter hoje tendências, se houverem, que nos levem a situações não desejadas no futuro.

Você já se deu conta que ao optar em ter sua remuneração baseada em um percentual do seu saldo (reserva de poupança) você abriu mão de reajustes que preservem o poder aquisitivo do valor recebido? Serão única e exclusivamente os custos administrativos e o retorno das aplicações que determinarão se o poder aquisitivo será ou não mantido. Alguém alertou você para isto quando do oferecimento desta opção?

Você já se deu conta que ao optar por ter sua remuneração baseada em um percentual do seu saldo você passou a arcar com todo risco de uma má gestão na Fundação. Quer quanto a gastos excessivos e desnecessários. Quer quanto a investimentos com baixo retorno ou em alguns casos sem retorno algum até do capital. Que todas as perdas ou prejuízo que venham a ocorrer com as aplicações serão absorvidos somente por você? Alguém alertou você para isto quando do oferecimento desta opção?

Não podemos ir para a "solidão das urnas" sem uma convicção formada sobre "o manter" ou o "tentar mudar".

Pois das duas opções uma já é conhecida, a "do manter", esta lá, se não me engano, desde 1997, com alternância de cargos, mas está. Dela já sabemos das suas opções sobre investimentos, imóveis, contratações, quadro de pessoal, remuneração de cargos de Direção, instituição da remuneração para Conselheiros, das orientações que recebemos ou não sobre os riscos de optar por uma forma ou outra de remuneração, das negociações levadas a efeito com as Patrocinadoras, em fim das coisas que foram ou não foram feitas. "Do manter" qualquer aceno feito no sentido de mudança me leva a pensar "porque já não foi feito? Afinal cerca de 13 anos não foram suficientes?". Eu penso que o longo tempo dentro da mesma sala leva o seu ocupante a não enxergar mais as rachaduras e as coisas fora do lugar, o dia a dia embota a visão e pela convivência diária gera dívidas de gratidão e até uma certa cumplicidade entre as pessoas, o que dificulta levar a efeito mudanças que precisam ser feitas.

Quanto à outra opção "o mudar", desta só podemos ter esperança de que as coisas que precisam ser feitas o sejam. Que os acertos sejam mantidos, e que a nova visão permita que as rachaduras da sala e coisas fora do lugar sejam percebidas e mudadas. Também aqui eu penso, será que as promessas serão cumpridas? "Do mudar" só posso ter a esperança de que as promessas sejam cumpridas. De outro lado tenho certeza de que as mudanças tendem a nos surpreender, para o lado bom ou ruim, pois elas sempre desacomodarão as coisas, levarão a uma nova visão na busca de soluções. Toda mudança leva a uma maior participação do corpo funcional de qualquer organização, pois os recém chegados tendem a escutar com mais atenção, e deste escutar sempre surgem boas coisas, idéias novas, acertos de rumo. Com a mudança são zerados todos os compromissos entre a Direção e seus subordinados. Por não conhecer os atalhos, geralmente o novo segue por caminhos alternativos que, ou não foram tentados ou, que foram abandonados, mas... Sempre existe renovação.

De uma das opção temos o que já conhecemos, da outra a esperança pela mudança e é isto que devemos levar em conta na hora de decidir em quem votar.

Manter ou Mudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder deixe seu nome(use a opção Nome/Url), é importante para começar a formar uma lista dos que estão participando deste espaço destinado a manifestar as preocupações quanto ao nosso FUTURO.