sexta-feira, 26 de novembro de 2010

008 - Uma outra visão sobre como tornar mais segura nossa velhice

Em resposta aos nossos posts no blog, recebi do colega Alfeu a seguinte mensagem onde ele externa outra visão sobre a questão que estamos levantando.

A seguir coloco nossa troca de e-mails onde em preto esta o que eu escrevi e em azul a resposta dele.

É um grande prazer receber esta tua resposta.
Nosso propósito é tirar a coisa da inércia. Sair da acomodação e começar a pensar seriamente nesta questão.
Resp. ALA:  Mario, estou respondendo pois sei do teu propósito de construir um “caminho seguro para todos nós”, que dedicamos uma vida inteira – ficamos mais tempo em nossas empresas do que em nossas casas, não é justo, agora, que estamos  “mais antigos” e, “sem o gás” para um recomeço, perder o que amealhamos com muito sacrifício.
Quanto a segurança, conhecendo o Banco do Brasil e a PREVI, ainda creio ser esta a opção que mais segurança nos trará para o FUTURO, mas como tudo, devemos ponderar e analisar bem a questão.
Resp. ALA:  Mario, permita-me, ainda, enfatizar que o nosso grande “pulo” é buscar o Banco do Brasil – hoje maior patrocinador da FUSESC se comprometer, em gerindo os recursos financeiros, garantir a META ATUARIAL aos recursos que lhe serão destinados para Gestão.
Não pensamos em tocar a coisa de forma "atabalhoada" mas sim abrir uma discussão séria e profunda sobre esta questão.
Resp. ALA:  Mario, partindo do amigo, nunca será tocado nada de forma “atabalhoada”, pois conheço tua forma de trabalhar, de pensar, aprendi ao longo do doloroso tempo que tínhamos que fazer relatórios, primeiro para evitar a FEDERALIZAÇÃO e depois, para poder cobrar da União o que nos era de direito – logo, atabalhoado não faz parte de seu dicionário. 
Pergunto: Por que gastar com estrutura própria se podemos (se é que podemos) ter nossas aposentadorias geridas pelo maior fundo de pensão do nosso país?
Resp. ALA:  Mario, é necessário dividir as coisas em um Fundo de Pensão, o que é Atividade FIM e o que é Atividade MEIO, assim:

Primeiro – Atividade FIM – os benefícios;
Segundo – Atividade MEIO – a gestão dos recursos.

Se olharmos o MOMENTO ATUAL – ELEIÇÕES – Todos falam em DINHEIRO – PATRIMÔNIO – você esta vendo alguma discussão sobre o(s) Plano(s) de Beneficio(s) – o que devemos fazer para melhorar – para pelo menos garantir o que temos? NÃO só se esta atrás da GESTÃO FINANCEIRA de R$ 1,5 BILHÕES – só que esses R$ 1,5 BILHÕES existem para PAGAR BENEFÍCIOS, não para “fazer mais dinheiro por fazer mais dinheiro” – um Fundo de Pensão tem que GANHAR DINHEIRO para PAGAR MAIS e MAIS, MAIS e MELHORES BENEFICIOS – isso não se tem discutido e, NÃO SERÁ enquanto não passarmos ao BANCO do BRASIL a responsabilidade de rentabilizar nossos investimentos – contratualmente, dando-lhe ganhos adicionais, caso ultrapassem a META ATUARIAL, porém, se NÃO atingirem, DEVEM complementar o que FALTARÁ. Isso é importante, é MAIS importante que a PREVI administrar, pois a PREVI não poderá dar essa garantia.  Portanto, a grande provocação é trazer ao debate, com o Banco do Brasil, essa possibilidade – feito isso, as eleições transcorrerão, no futuro de forma mais amena.
A vantagem de se administrar o Plano de Benefícios AQUI é o fato de a FUSESC possuir outros Patrocinadores, além do que, SEMPRE estará mais próxima de seus Participantes – conheço muitos colegas do Banco do Brasil que reclamam do atendimento da PREVI em casos de necessidade de serviços e/ou duvidas, pois tudo esta muito longe e, o que esta longe, sempre fica em segundo plano – Nós somos a razão de existir da Fundação, logo, ela deve estar perto de nós.

Mas, o mais importante é começar a movimentar a galera e gerar informações para que possamos agir de forma firme e segura.
Resp. ALA: Mario, com toda essa “tormenta de idéias” que estamos trocando, é possível, construir muitas páginas de “debate” construtivo.

Um grande abraço,

Mário 
Com um fortíssimo abraço e, com a esperança, a partir de tua iniciativa, poder construir a FUSESC que todos nós sonhamos e durante muitos anos contribuímos para sua consolidação.

Alfeu 

Aguardamos ansiosos as ponderações de todos os participantes interessados em garantir uma velhice segura e sem sobressaltos.

Pois como já adiantamos não apoiamos nem "A" e nem "B", simplesmente estamos buscando discutir a forma de administrar e os rumos da nossa FUNDAÇÃO, face à GUERRA que se verifica em relação ao controle da FUSESC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder deixe seu nome(use a opção Nome/Url), é importante para começar a formar uma lista dos que estão participando deste espaço destinado a manifestar as preocupações quanto ao nosso FUTURO.