quarta-feira, 22 de junho de 2011

060 - Resposta da Fundação a questionamentos sobre alienação do Edifício Riviera.

Agradecendo a Diretoria da FUSESC em responder alguns questionamentos que efetuei sobre a alienação do Edifício Riviera e política de aplicações posto a seguir a resposta recebida.


Prezado Sr. Mario, boa tarde!

Em resposta ao e-mail encaminhado, seguem as considerações abaixo:

1 – Quais os benefícios reais com a alienação do referido imóvel? (Este caminho me parece ser a contamão do adotado pelas Fundações que conseguiram rentabilidade que cobriu a META ATUARIAL nos dois últimos anos );
R.: O valor obtido com a venda do imóvel será redirecionado para ativos que apresentem melhor retorno financeiro.

2 – Trocar a solidez de um imóvel, bem localizado, no centro de Florianópolis, por aplicação em um Fundo de Investimento Imobiliário é diversificar os locais em que os investimentos são realizados?
R.: O imóvel em questão possui mais de 20 anos e necessita passar por uma revitalização, o que exigiria um grande investimento de recursos para realizá-la.


3 – Qual a comissão de corretagem?
R.: A Fundação não paga corretagem.

4 – Qual o corretor responsável pela efetivação do negócio?
R.: Não há intermediários nesse processo.

5 – Houve negociação para redução da comissão? (Normalmente gira em torno de 6%)R.: Não havendo intermediários, não existe nenhuma comissão.
6 – Quais os novos imóveis que estão sendo estudados para diversificar tal tipo de investimento?R.: O assunto está sendo analisado pelo Conselho Deliberativo, tão logo haja novidades os participantes serão devidamente informados por nossos meios de comunicação, conforme feito usualmente.
7 – Foram feitas projeções para garantir que o retorno do valor aplicado em um fundo imobiliário será maior e mais sólido que o feito em um imóvel?R.: A Diretoria Executiva da entidade analisa constantemente as melhores oportunidades do mercado, respeitando o que rege a legislação do segmento de Previdência Complementar.
8 – Qual a valorização prevista para os próximos 15 anos de um imóvel no centro de Florianópolis? (Sendo uma cidade com limitada expansão do centro a valorização de imóvel lá sempre foi suerior à média do mercado – eu mesmo tive em imóvel que construí mais de 300% de valorização);
R.: Os especialistas do segmento imobiliário afirmam que é difícil prever como esse mercado irá se comportar nos próximos 15 anos, por isso, conforme dito anteriormente, estamos em constante trabalho de análise das melhores oportunidades.

9 – Qual o retorno que um valor como o que será auferido por esta valorização rendeu no maior fundo imobiliário nos últimos 5 anos? A que taxa mensal?
R.: O segmento de imóveis é bastante cíclico, conforme pudemos observar recentemente todas as ocorrências no mercado mundial, especialmente nos Estados Unidos.

10 – Por que questões como esta, que mexem com a base e solidez do patrimônio da Fundação não são mais amplamente divulgadas e consultados os participantes sobre esta linha de ação?
R.: Ressaltamos que todas as decisões da Fusesc são tomadas de acordo com a legislação previdenciária, as normas estatutárias e a Política de Investimentos da Entidade, que é aprovada anualmente pelo Conselho Deliberativo e divulgada aos participantes. Também são seguidas as sugestões e recomendações dos Comitês da Fundação, compostos exclusivamente por técnicos especialistas com experiência comprovada nas suas respectivas áreas. Dessa forma, a entidade tem a segurança de realizar as suas atividades contando com a atuação de profissionais que possuem a necessária competência técnica. No caso do Comitê de Imóveis, fazem parte de sua composição quatro participantes, sendo um inclusive indicado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas da Fusesc - AAPFUSESC.
Ademais, foi realizada uma ampla divulgação em nossos meios de comunicação a respeito da alienação do imóvel em questão.

Esperamos ter sanado as suas dúvidas a respeito desse assunto.

Lembramos que estamos sempre à sua disposição, utilize os nossos canais de comunicação e atendimento ao participante: Central de Atendimento Alô Fusesc, 0800-48-3000 ou o email alofusesc@fusesc.com.br.


Atenciosamente,

Diretoria Executiva
FUSESC - Fundação Codesc de Seguridade Social
www.fusesc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder deixe seu nome(use a opção Nome/Url), é importante para começar a formar uma lista dos que estão participando deste espaço destinado a manifestar as preocupações quanto ao nosso FUTURO.