quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

041 - Abstenções - o que leva tanta gente a se acomodar?

Na página 4 do último jornal da Fusesc, número 159, é mostrado o percentual de 71,4% como sendo a parcela, dentre os que votaram que elegeu a atual diretoria da fundação.
Não deixa de ser uma bela margem de vitória, mas para que se possa analisar corretamente este número, precisamos ver a coisa como um todo, sob pena de mascararmos os resultados e principalmente seu significado.
Na minha modesta opinião, creio que deveria ser motivo de destaque e preocupação, muito mais as abstenções do que o percentual da vitória.
Se olharmos os números numa visão panorâmica veremos que o percentual real de vitória foi de cerca de 30% dos participantes da fundação.
Onde estão os demais 70%?? Votaram contra, em branco, anularam os votos e principalmente não votaram.
POR QUE?
Para responder a esta pergunta, precisamos olhar para as eleições anteriores, onde o quadro não é muito diferente do atual.
Então temos a obrigação de formular outras questões:
O que as administrações anteriores fizeram para mobilizar os fusesquianos a votar?

Foi feita alguma pesquisa para saber o por que desta apatia?

Que medidas serão tomadas para tentar mobilizar e conscientizar todos os fusesquianos da importância de participar?

Não li nada sobre isto na mátéria veiculada no citado jornal.
Na minha visão, que não é de especialista no assunto, mas sim de participante, é muito preocupante que só 2.544 participantes de um total de 8.300 aproximadamente estejam definindo o futuro da Fundação em termos de administração. Não estou fazendo aqui qualquer juízo sobre a qualidade desta ou das administrações anteriores, mas sim tentando mostrar que uma minoria (30%) esta fazendo prevalecer sua vontade sobre uma maioria (70%).
Precisamos refletir sobre o que estes números nos mostram e buscar formas de mobilizar os cerca de 4.300 fusesquianos que não explicitaram a sua opinião.
                   CRISE é o mais provável resultado
                      decorrente de um passado de acomodação.        

Um comentário:

Alfeu Luiz Abreu disse...

alfeu · 11 horas atrás
Caro Mario,

Concordo com você – é muito pouco.

Pouco mesmo.

Faz-se necessário uma reflexão profunda sobre todo o processo.

Que a próxima eleição seja anunciada com antecedência e, que o Jornal da FUSESC, já um ano antes da data da eleição, comece a estimular os participantes a se envolverem no processo eleitoral.

Abraços e mais uma vez, parabéns e obrigado pela iniciativa e insistência em nos provocar para o debate.

Alfeu Luiz Abreu
Participante

Postar um comentário

Se puder deixe seu nome(use a opção Nome/Url), é importante para começar a formar uma lista dos que estão participando deste espaço destinado a manifestar as preocupações quanto ao nosso FUTURO.