sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

040 - Rendimentos da Fusesc em 2010 ficam bem acima da taxa selic - e a meta atuarial?

O jornal 159 da fundaçao, na sua página 6, traz a manchete "Rendimentos da Fusesc em 2010 ficam bem acima da taxa selic".
 
Seria uma ótima notícia se não levarmos em conta a meta atuarial.
Que sendo META, sinaliza que tudo abaixo dela NÃO É VITÓRIA é DERROTA – logo, não é motivo de comemoração e sim de PREOCUPAÇÃO.
 
Só para tornar mais claro, pegamos a definição de meta atuarial expressa na Wikipédia ou seja : 
"Meta atuarial, no contexto brasileiro, é a rentabilidade mínima necessária dos investimentos de um plano de previdência, para garantir o cumprimento dos seus compromissos futuros".
 
Ou seja, se não se cumprir a meta faltarão recursos no futuro para saldar os compromissos ou pagar as aposentadorias.
 
A atual administração, continuação da anterior, na matéria em questão, só esqueceu de dizer que a meta atuarial para garantir o cumprimento de seus compromissos futuros (pagamento das aposentadorias) era, salvo engano, 11,93%, enquanto que o rendimento da Fusesc foi só 10,59%.

Isto deve acender um sinal de alerta para os que estão no plano CD pois lá no futuro o plano pode quebrar.

Já para quem esta no plano BD, recebe um percentual de sua reserva de poupança, perdeu esta rentabilidade, ficando com um rendimento mensal menor para o resto da vida.
 
Devemos concordar que a meta atuarial em 2010 foi difícil de ser atingida para as fundações que, no passado, sem necessidade, se desfizeram de seus imóveis, amargando grande dificuldade de atingir a meta fixada. Já as que mantiveram seu patrimônio em imóveis ultrapassaram a Meta com folga.
 
Vejam o caso da Funcef - Fundo dos empregados da Caixa Econômica Federal que teve no ano de 2010 rentabilidade de 16,4% fruto de suas aplicações em Shoppings Centers (a Fusesc já teve boa parcela do Shopping Beira Mar), hoteis e fundos imobiliários que atingiram no ano passado rentabilidade de 19%, o que contrabalançou o rendimento de outros tipos de aplicações.

Você sabe por que a Fusesc se desfez de seus imóveis no passado se não precisava de caixa?
Já parou para pensar no valor destes imóveis hoje, no centro de Florianópolis?

Tudo que diz respeito a RENTABILIDADE deve ser motivo de preocupação de todos os Fusesquianos.

PARTICIPE ! Pois seu futuro ou o futuro dos seus dependes é diretamente proporcional à rentabilidade auferida pela FUSESC hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se puder deixe seu nome(use a opção Nome/Url), é importante para começar a formar uma lista dos que estão participando deste espaço destinado a manifestar as preocupações quanto ao nosso FUTURO.