sexta-feira, 21 de outubro de 2011

075 – A que risco a carteira da Fusesc esta submetida?

0 comentários
Gostaria de saber de forma clara, simples e direta qual é o grau de risco a que a nossa carteira, a da FUSESC, esta submetida.

De uma forma geral, ao longo dos últimos anos, o grosso dos fundos de pensão, apostaram nos papéis públicos para buscar rentabilidade de suas carteiras, mas os resultados dos últimos meses começam a indicar que não será muito longo o tempo em que a rentabilidade destes papéis será suficiente para cobrir os desembolsos.

Qual é a política de aplicações que a nossa fundação esta buscando e buscará?

Será que aumentará os riscos nas aplicações em busca de maior rentabilidade?

Temos imóveis para nos garantir? Pois imóveis além da rentabilidade mensal com aluguéis, tem valorização e dão garantia de retorno seguro, em longo prazo, o que não podemos dizer de papeis.

Diante da situação da economia atual, só uma coisa é certa, quem optou por retirar um valor percentual mensalmente da sua reserva de poupança, já esta tendo seu rendimento reduzido, e esta redução se acentuará com o correr do tempo.

Portanto, poupar deve ser a palavra de ordem.

Reduzir gastos, eliminar supérfluos, focar no essencial e guardar as sobras é a melhor coisa que se poderá fazer enquanto, aguardamos o desfecho desta crise que se avizinha e que tem demonstrado que veio para ficar e ao que tudo indica, causará grandes estragos na economia mundial.